quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Introdução a Alquimia pt. I

Bem vindo a primeira parte introdutória à Alquimia.

Antes de mais nada gostaria de informar à você leitor que para estudar Alquimia é necessário um conhecimento básico filosófico e histórico, pois a mesma sofreu influência de várias religiões e ciências ao longo dos anos. Vou tentar disponibilizar textos e resumos de uma forma mais explicativa para o seu entendimento, porém é crucial que você busque em livros e em textos para obter a sua interpretação sobre o tema.

A Alquimia

O conceito geral que gira em torno da Alquimia é o da transmutação. Um alquimista busca a conversão do denso, do pesado e do impuro em algo leve, fluido e puro. Muitos alquimistas em algum momento da história buscaram a conversão do Chumbo em Ouro ou do Elixir da Longa Vida, de fato. Muitos foram os que receberam títulos e dinheiro em troca de pesquisas particulares sobre o tema. Porém ao longo do tempo a Alquimia se tornou algo além da busca material e evoluiu para algo filosófico e religioso.

Tendo como base a filosofia, a metalurgia e a química a Alquimia se desenvolveu em torno de pensamentos filosóficos e de reações realizadas a altas temperaturas. O resultado disso tudo foi a transformação bem feita do "Chumbo" em "Ouro".



O alquimista passou a ver o "Chumbo" como ele mesmo. Algo denso, impuro e incompleto que necessitava ser aprimorado em algo leve, puro e completo: O chamado Ouro Alquímico. Sendo a natureza o ponto de sua pesquisa ele buscou aprimorar o seu conhecimento e buscou em Deus a verdade sobre a vida.
Vários estudos alquímicos giram em torno do melhoramento do ser humano como pessoa.

Considere esta explicação apenas como uma interpretação inicial. Ao longo dos nossos estudos iremos ver que é um pouco diferente.

Um dos grandes nomes que a Alquimia sofreu influência foi Pitágoras. Vou citar alguns ditos da escola Pitagórica como exemplo:

                                                                                                                              

"Educai as crianças e não será preciso punir os homens."

"Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo."

"A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus."

"A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se."

"A melhor maneira que o homem dispõe de se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus."

                                                                                                                              

Vendo esses apontamentos é notório que o alquimista sempre andava em sintonia com a natureza e com Deus, afim de entender a "possibilidade" da transmutação.

Poucos eram os alquimistas que colocavam as suas pesquisas em palavras que pudessem ser decifradas com facilidade. Vários termos foram utilizados ao longo das eras visando preservar os seus segredos.

Nesta fotos estão alguns símbolos que a Alquimia utiliza:




Nem todos os símbolos nesta figura pertencem a Alquimia, porém a nível introdutório é sempre interessante ter uma visão geral do que você poderá encontrar por trás dos segredos dessa arte milenar.

Por fim o estudo da Alquimia é feito de maneira a conservar e aprimorar aquilo que o homem possui de  mais valioso. A vida.

Quer me mandar material ou textos?

Contato: EstudosAlquimicos@gmail.com
Twitter: www.twitter.com/CienciaAlquimia


"Vamos juntos transformar o mundo em Ouro"






16 comentários:

  1. O assunto é empolgante e interminável, assim como a vida deveria ser...

    ResponderExcluir
  2. Que sabe se e verdade? Pode me responde 77 88029150

    ResponderExcluir
  3. Sou um garoto de 14 anos tenho enterese na alquimia eu quero ser um alquimista

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho apenas 11 anos e desejo ser um alquimista operativo

    ResponderExcluir
  5. ola tenho 12 anos meu pai erra alquimista e desde de pequeno estudo muito tambem sou ocutista se vcs querem ser alquimistas estudem fisica quntica

    ResponderExcluir
  6. e aliais estou montando um grupo de ocultistas e alquimistas pessoas com does e pessoas que n gostam da situação que o mundo ta a resistência já tem muitas pessoas em todo local do mundo una-se a resistência se quiser deixa comentario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Lucas, me interesso por filosofia e pelo sobrenatural, gostaria de fazer parte do grupo

      Excluir
    2. Olá sou uma Bruxa e gostaria de participar do grupo para ter mais conhecimentos.

      Excluir
  7. Meu nome éAna cristina gostaria de me unir ao grupo pois tenho ;interrese emestudar ciências ocultas e alquimia.

    ResponderExcluir
  8. ainda estão fazendo a Pt - 2?

    ResponderExcluir
  9. Como posso me aprofundar mais nos estudos alquimicos ?

    ResponderExcluir
  10. Como posso me aprofundar mais nos estudos alquimicos ?

    ResponderExcluir
  11. Vou cursar química ano que vem. Sempre tive interesse na alquimia. Espero que consiga aplicar conhecimentos do curso na alquimia.

    ResponderExcluir
  12. 20 anos estudando . impossivel perdi meu tempo .

    ResponderExcluir